quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Perguntas

1-Qual é a relação das guerras napoleônicas com o processo de independência das colônias espanholas?
  Napoleão com a sua ganância de expandir a sua influência e o seu império por toda a Europa travou batalhas em território espanhol. A Espanha como uma grande parte da Europa estava sob domínio Frances, mas os espanhóis não aceitaram serem subjugados sem pelo menos lutar até o limite de suas forças, o resultado foi uma terrível guerra interna na Espanha, onde de um lado já no poder constituído estava o irmão de Napoleão e suas forças, além de possíveis apoiadores entre os espanhóis e de outro a resistência espanhola lutando contra a dominação de seu povo. Bom, enquanto a Espanha se encontrava nessas dificuldades, ficou muito mais fácil para as colônias espanholas na América de se revoltarem.
Aproveitando-se das condições da metrópole as colônias espanholas conquistaram a sua independência, não sem antes lutar muito. Havia também um quadro econômico e ideológico favorável a independência das colônias espanholas, mas como sua pergunta é específica em relação as guerras napoleônicas e a libertação das colônias espanholas.

       2- Comente a seguinte frase: “O liberalismo inglês, as ideias francesas, a ambição de Napoleão e a estupidez da Espanha influenciaram muito a América” Simon Bolívar
  Nesta frase, Simon Bolívar sintetizou as principais causas da independência da América Hispânica.

       3- Cite os cinco grandes eventos históricos que influenciaram diretamente na crise do Sistema Colonial na América.
  Revolução Industrial, Revoluções Burguesas, Independência dos Estados Unidos e Conjurações Mineira e Baiana.

4- Qual a conjuntura econômica na América Hispânica que influenciaram diretamente neste processo de independência?

 5- Cite as classes sociais que compunham a antiga sociedade colonial na América espanhola e relacione com o poder político, econômico e social da época.
  Classe social acima citada possuía também as demais classes em ordem de importância social: Mestiços - vaqueiros, artesãos, capatazes de minas e fazendas, vagabundos etc. Índios - obrigados aos serviços pesados em minas e fazendas, trabalho este justificado pela maioria dos padres católicos (o serviço forçado ajudava a expiar a culpa dos nativos e os aproximava do perdão de suas almas) com exceção dos jesuítas brasileiros e paraguaios. Negros - mão de obra utilizada em menor quantidade, principalmente após o declínio da mineração nas plantations, que se espalharam por entre as terras espanholas na América.

6- Quem foram os precursores da libertação da América colonial espanhola? Localize suas áreas de atuação.

        7- Quem foram os grandes Libertadores da América? Localize suas áreas de atuação.
  Foram Simon Bolívar e José de San Martín, que atuaram no processo de independência de diversos países, engajados em um ideal de libertação maior, que visava inclusive a formação de uma grande nação pan-americana. Mas também são considerados libertadores líderes de caráter menos guerreiro, como dom Pedro I, o libertador brasileiro, que proclamou a independência em um processo pacífico, motivado mais pela briguinha que mantinha com o pai, o então rei de Portugal, dom João VI, do que propriamente como parte de um ideal popular de libertação.

        8- Qual foi o diferencial da independência do Haiti do resto da América espanhola?
  Em meio às conturbações que movimentavam a Revolução Francesa na Europa, uma pequena ilha-centro americana era responsável por um dos mais singulares processos de independência daquele continente. Sendo uma das mais ricas colônias da França na região, o Haiti era um grande exportador de açúcar, controlado por uma pequena elite de brancos proprietários de terra, responsáveis pela exploração da predominante mão de obra escrava do local. Com o advento da revolução, membros da elite e escravos vislumbram a oportunidade de dar fim às exigências impostas pelo pacto colonial francês. Contudo, enquanto a elite buscava maior autonomia política para a expansão de seus interesses, os escravos de origem africana. Queriam uma grande execução dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade provenientes da França revolucionária. Em meio a tais contradições, o Haiti se preparava para o seu processo de independência.

  9- Qual a proposta de Simon Bolívar para a Independência da América espanhola?
   Proposta de integração entre as recém-formadas nações americanas.

         10- Compare o processo de independência do Brasil com o processo de independência da América espanhola.
  Privilégio de comercializar na América e África à semelhança do que já ocorria no Oriente. Entre a América Espanhola e as áreas já ocupadas do Brasil

11- Faça um resumo sobre o tema da independência da América espanhola de no mínimo 20 linhas.Conclua comparando com a nova independência.
   Independência da América Espanhola Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. As guerras de independência na América espanhola foram as numerosas guerras contra o Império Espanhol na América espanhola, que ocorreram durante o início do século XIX, a partir de 1808 até 1829. O conflito começou em 1808, com juntas estabelecidas no México e Montevidéu, em reação aos acontecimentos da Guerra Peninsular. Os conflitos podem ser caracterizados tanto como uma guerra civil e uma guerra de libertação nacional como guerras internacionais (entre países), uma vez que a maioria dos combatentes de ambos os lados eram espanhóis e americanos, o objetivo do conflito por um lado foi a independência das colônias espanholas nas Américas. As guerras, em última instância, resultaram na criação de uma série de novos países independentes que se prolongam da Argentina e Chile, no sul, ao México, no norte. Apenas Cuba e Porto Rico permaneceram sob domínio espanhol, até à Guerra Hispano-Americana em 1898. Os conflitos são geralmente relacionados com as guerras de independência da América Latina, que incluem os conflitos no Haiti e o Brasil. A independência do Brasil compartilha com uma origem comum com a da América espanhola, uma vez que ambas foram acionados pela invasão da Península Ibérica por Napoleão em 1808. Além disso, o processo da independência dos países da América Latina ocorreu geralmente em um clima político e intelectual que emergiu da Idade do Iluminismo e que influenciou todas as chamadas Revoluções do Atlântico, incluindo as revoluções anteriores nos Estados Unidos e França. No entanto, as guerras, e a independência da, América espanhola foram resultado da evolução da situação única da monarquia espanhola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário